Pesquisar este blog

domingo, 20 de março de 2011

O PAÍS SEM NOME

Os Estados Unidos são um país sem nome. Eu lhes pergunto: Estados Unidos do que?

América é o nome do continente onde TODOS NÓS ESTAMOS, onde TODOS OS PAÍSES AMERICANOS estão localizados. Entre eles, os estados de colonização inglesa, que se uniram, porém a mera designação da união desses estados não constitui uma nomeação.

Os colonizadores ingleses simplesmente roubaram o nome geral do continente para o país que fundaram.

Mas, se o Tratado de Tordesilhas (1494) dividia o continente americano entre os invasores espanhóis e portugueses, o que fazem os ingleses no norte continental? Ah! sim, eles invadiram a terra que deveriam ser dos invasores espanhóis. Assim como fizeram os franceses, os suecos, os holandeses...

Essas colônias inglesas sem nome, após tornarem-se independentes (independência conseguida a ferro e fogo, através da guerra), expandiram o seu território passando por cima da cabeça de todos os outros povos (sem contar os nativos, quem mais perdeu terras pros estados unidos do nada, foi o México).

Imperialistas, e bélicos por natureza, acostumados a subjugar, e a serem temidos, se acham no direito de entrar onde quiserem. Um bom exemplo disso, é que nenhum outro país tem bases militares em território ESTADUNIDENSE, mas os ditos têm diversas bases militares fincadas noutros países do mundo.

Os Estados Unidos da América, e seus americanos. Que nada. Eles são os estados unidos do país deles, e americanos somos todos nós, que nascemos neste continente. Temos que deixar de ser idiotas com preguiça de pensar, e tratá-los como iguais, e não como deuses escondidos atrás do pseudônimo de terra da liberdade (que de liberdade não tem nada).

Devo lembrá-los, que o “sonho americano” custa caro, e muito facilmente vira pesadelo (outro bom exemplo, a crise mundial de dois anos atrás, provocada pelos mesmos).

Repito. Os Estados Unidos, uma das potências mundiais, não têm um nome. Outro Estados Unidos existe no continente americano (Estados Unidos Mexicanos) ou existiram até bem pouco tempo (Estados Unidos da Venezuela e Estados Unidos do Brasil).



IRAPOÃ RIBEIRO DA SILVA